RSS

4 de jan. de 2011

O bom e velho mineirês


Venho recebendo muitos e-mails sobre "minha língua nativa". Sempre acho muito divertidos, todos eles. E a medida que vou lendo (com sotaque, é claro), acabo percebendo que ainda tenho muito do que se fala alí, e me bate uma saudade...

Então, resolvi fazer algumas postagens com esses e-mails que caracterizam bem a fala mineira. Assim também ajudo os que não conseguem entender ou repetir o que a gente (mineiro) fala, porque tendo a possibilidade de ler da forma que se diz, talvez fique mais fácil.

Quero que entendam que, em momento algum, faço menção pejorativa à fala mineira, pelo contrário. Como estudo constantemente outras culturas, sei bem da importância de se valorizar as raízes e a regionalidade a qual pertencemos. Tenho orgulho de ser brasileira, como também o tenho de minhas raízes "mineirescas". Por isso o título do blog: "Oh minhas Gerais... oh minhas Gerais... eu te conheço e não esqueço jamais... oh minhas Gerais..."

Deixo aqui um link para consulta. Achei demais, um "espetáculo". Dei boas gargalhadas ao ler e espero que se divirtam como eu me diverti.

E também uma receitinha básica, escrita da forma como se fala.

http://desciclo.pedia.ws/wiki/Miner%C3%AAs

0 comentários:

Postar um comentário

Free counters!

Seguidores

Quem sou eu

Minha foto
“Às vezes penso que sou duas pessoas em uma só: sou uma mineira matuta, que gosta de pão de queijo, fogão a lenha e cheiro de curral, mas fui inventar de ser professora de espanhol e... E agora vivo nesse meu mundinho dividido entre moda de viola e música andina, feijão tropeiro e paella, catira e tango, e assim por diante. Ah! Como pude me esquecer?! A estrada me chama e a coisa que mais gosto de fazer nessa vida é seguir rumo ao desconhecido (até o momento que eu paro e começo a prosear!). E nisto também tem a interferência do espanhol: enquanto não conhecer, um pouco que seja da maior parte dos povos que falam esse idioma, que “me encanta”, eu não sossego! Por isso, muitas postagens serão sobre minhas viagens também.” E é a partir dessa mistura toda que acabei tendo que dividir tudo em dois BLOGs. Agradeço por visitar meu cafofo, e faço um convite: aceita conhecer um pouquinho disso tudo? Eu acho fascinante! ¡Sé bienvenido! Seja bem vindo!